GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
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ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB |
PROJETO
VIVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB
Rua Rio Grande do Sul, 2570 - Bairro Aeroporto Velho – Rio Branco - Acre
CEP: 69903-420
Fone: (68) 3225-4975
e-mail: joseribamarejorb@bol.com.br
e-mail: jansileiacsilva@bol.com.br (Gestora)
blog: .www.ejorbacre.blogspot.com.br
APRESENTAÇÃO
A Escola Estadual de Ensino Médio José Ribamar Batista – EJORB empenhada com a qualidade do ensino oferecida aos seus alunos, comprometida com as novas matrizes educacionais propostas pelo MEC através das avaliações do SAEB, IDEB, ENEM e participante do Programa Ensino Médio Inovador - EMI, promovido pela Secretaria de Educação Básica optou por desenvolver suas práticas pedagógicas pautadas em temáticas, a fim de ultrapassar a barreira conteudista das várias disciplinas que formam os Parâmetros Curriculares, promovendo a integração das quatro áreas do conhecimento, na busca pela construção unitária do saber. |
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PROJETO: VIVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE Público alvo: professores e alunos da EJORB Coordenação geral do projeto: Maria de Fátima Suzuk Aguiar (Coordenadora Pedagógica) Coordenadores apoiadores: Irlanda Souza Oliveira Bessa (Coordenadora de Ensino) Maria Ana da Silva Morais (Coordenadora Pedagógica) Vanusa Cristina Moncada (Coordenadora Pedagógica) Revisão geral e diagramação: Jansiléia Costa da Silva (Gestora) Áreas trabalhadas: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas Percentual de Professores envolvidos: 100% Percentual de Alunos contemplados: 100% Período de execução: biênio 2010/2011 |
OBJETIVO GERAL
Articular de forma interdisciplinar temas geradores voltados para o desenvolvimento de conhecimentos – saberes, competências, valores e práticas, estimulando os processos de aprendizagem, promovendo ampliação da cultura e da visão de mundo do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar os professores para a importância do projeto em sua prática educacional;
- Envolver todos os alunos;
- Maximizar a aprendizagem;
- Estabelecer parcerias junto a instituições que desenvolvam atividades afins com o trabalho a ser desenvolvido na escola;
- Efetivar estratégias para suporte a professores e alunos;
- Estimular o desenvolvimento de trabalhos diferenciados, produzidos pelos professores junto aos alunos;
- Divulgar os trabalhos para a comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA
A frequente necessidade de superação de desafios levou-nos a optar por trabalhar com temas, selecionados previamente, durante os encontros pedagógicos, pelos professores e coordenadores. Cada tema é utilizado para contextualizar o assunto desenvolvido nas várias “disciplinas”, estabelecendo uma conexão entre as áreas do conhecimento: Linguagens e seus Códigos, Ciências Naturais e Humanas e Matemática. Esta rotina proporciona ao aluno associar as informações obtidas durante as aulas à sua vida prática, cotidiana, fazendo-o valorizar o conhecimento institucionalizado da escola, para desenvolvimento de sua consciência crítica.
Trabalhar desta forma amplia a troca de materiais e experiências entre as áreas de estudo, o que facilita, sobremaneira, a organização de atividades extraclasse, palestras e projetos compartilhados. A partir daí outros projetos são desenvolvidos a fim de complementar as ações dos professores na sala de aula, a exemplo do I EDUCAEJORB cuja ação ultrapassa a escola e chega à comunidade.
Assim, a interdisciplinaridade ampliará a capacidade do aluno de “aprender a aprender”, “viver junto” e “aprender a ser”, tornando-o protagonista do próprio processo de aprendizagem, através das várias linguagens, inclusive do uso das novas tecnologias, posicionando-se diante de informações e interagindo de forma crítica com o meio físico, cultural e social do qual fizer ou vier a fazer parte.
METODOLOGIA
Priorizando a qualidade da aprendizagem de nossos alunos, acordamos no planejamento preparatório para o início do ano letivo, que todos os docentes da nossa escola devem, sob o acompanhamento da coordenação de ensino/pedagógica trabalhar de forma interdisciplinar, através da elaboração das sequências didáticas de cada assunto desenvolvido. Ao final de cada bimestre, são escolhidos trabalhos de áreas distintas para apresentação à comunidade escolar, a exemplo das exposições nos murais da escola e durante a reunião de pais e mestres. Nesta nova perspectiva de trabalho pedagógico constroem-se uma cadeia de novos projetos e ações, para exemplificar, temos o I EDUCA EJORB (ANEXO 1) que mediante o uso consciente das informações, formará novos hábitos relacionados ao meio ambiente e qualidade de vida através dos subprojetos: Poupando Energia (ANEXO 1.1), Lixo: uma Visão Sócio-Econômico Ambiental (ANEXO 1.2) e Reaproveitar Para Não Desperdiçar (ANEXO 1.3).
Com a utilização de temas bimestrais, definidos pelos próprios professores, tratamos tópicos comuns sob a ótica específica de cada área do conhecimento. Com isso, facilitamos a elaboração de atividades conjuntas e superamos o isolamento das disciplinas, visando ampliar e dinamizar o processo de apropriação da informação.
ESTRATÉGIAS
- Mobilizar os professores para a necessidade de frequente atualização e utilização de novas tecnologias.
- Assessorar os professores através de blog destinado à comunicação entre os mesmos e a coordenação.
- Reconhecer, mediante divulgação e premiação, os bons trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
MÊS | BIMESTRE | AÇÃO |
FEV/MAR/ABR | 1º | v Reunião de planejamento para o início do 1º semestre letivo. v Definição coletiva do tema bimestral: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. v Criação do blog: www.ejorbacre.blogspot.com.br destinado ao suporte e à comunicação entre a coordenação e os professores. v Atualização do blog : www. 100% ejorb.blogspot.com.br para postagem de informações, facilitando o contato entre professores e alunos. v Orientação aos professores, pela coordenação, para elaboração de seqüência didática para atendimento a nova proposta de trabalho. v Elaboração do calendário semanal de planejamento pedagógico da coordenação, para acompanhamento das seqüências didáticas desenvolvidas pelos professores. v Seleção de trabalhos para divulgação nos murais e para apresentação na reunião de pais. v Reunião pedagógica avaliativa do rendimento escolar no 1º bimestre. |
MAI/JUN/JUL | 2º | v Definição coletiva do tema bimestral: O ESPORTE NA SUPERAÇÃO DE LIMITES. v Cumprimento do calendário semanal de planejamento pedagógico da coordenação, para acompanhamento das seqüências didáticas desenvolvidas pelos professores. v Elaboração pelos professores do Projeto I EDUCA EJORB (ANEXO 1). v Suporte necessário ao Projeto I EDUCA EJORB, pela Coordenação/Direção. v Sensibilização e motivação da comunidade escolar a participarem do Projeto I EDUCA EJORB, como forma de contribuição para a comunidade em geral. v Seleção de trabalhos para divulgação nos murais. v Reunião pedagógica avaliativa do rendimento escolar no 2º bimestre/1º semestre letivo. |
AGO/SET/OUT . | 3º | v Reunião de planejamento para o início do 2º semestre letivo. v Definição coletiva do tema bimestral: POLITÍCAS PÚBLICAS E CIDADANIA. v Cumprimento do calendário semanal de planejamento pedagógico da coordenação, para acompanhamento das seqüências didáticas desenvolvidas pelos professores. v Realização de palestras destinadas a toda a comunidade escolar através de parcerias com o Ministério Público Estadual - Tema Corrupção, PROCON - Tema Direito do Consumidor, Tribunal de Justiça/Vara de Delitos de Tóxicos e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco - Tema Prevenção às drogas, DETRAN e CORPO DE BOMBEIROS - Tema Primeiros socorros. v Elaboração pelos professores dos Projetos Poupando Energia (ANEXO 1.1), Lixo: uma Visão Sócio-Econômico Ambiental (ANEXO 1.2) e Reaproveitar Para Não Desperdiçar (ANEXO 1.3). v Suporte necessário aos Projetos Poupando Energia, Uma Visão Sócio-Econômico Ambiental e Reaproveitar Para Não Desperdiçar, pela Coordenação/Direção. v Seleção de trabalhos para divulgação nos murais. v Reunião pedagógica avaliativa do rendimento escolar no 3º bimestre. |
NOV/DEZ/JAN | 4º | v Definição coletiva do tema bimestral: CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA. v Cumprimento do calendário semanal de planejamento pedagógico da coordenação, para acompanhamento das seqüências didáticas desenvolvidas pelos professores. v Seleção de trabalhos para divulgação nos murais e para apresentação na reunião de pais. v Reunião pedagógica avaliativa do rendimento escolar no 4º bimestre/ano letivo. |
RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
Os recursos materiais necessários para a execução do PROJETO VIVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE estão contemplados no Projeto de Apoio Pedagógico da Escola – PAP EJORB 2010, através da ação da Secretaria de Educação Básica com o Programa Ensino Médio Inovador - EMI, custeado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.
RESULTADOS ESPERADOS
ü Estimulo aos docentes a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos temas acordados, para melhorar a qualidade da educação oferecida aos nossos alunos e torná-la mais atraente.
ü Associação efetiva entre teoria e prática, com grande ênfase em métodos e experimentos, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber.
ü Valorização da leitura em todas as áreas do conhecimento.
ü Garantia da formação cultural ao aluno.
ü Êxito na prática de atividades diferenciadas no cotidiano escolar.
ü Fortalecimento da troca de experiências e das relações interpessoais entre direção, coordenação, professores, alunos e comunidade em geral.
ü Atualização e valorização profissional.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ø Matrizes Educacionais propostas pelo MEC
Ø Avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB
Ø Avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
Ø Avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Ø Programa Ensino Médio Inovador – EMI
Ø Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
EVIDÊNCIAS DO PROJETO '’VIVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS:
-SEQUÊNCIA DE ESPANHOL
Governo do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Educação
Escola Estadual de Ensino Médio
José Ribamar Batista - EJORB
Sequência Didática
Período: 22 a 26 de março de 2010.
- Curso: Ensino Médio
- Disciplina: Língua Espanhola – Série: 3º ano
- Professora: Sirlene Pereira Luz
- Aulas previstas: 04 a 05 aulas
- Tema: Alterações Climáticas
- Subtemas:
- Identidade Cultural;
- Tratamento formal e informal;
- Alfabeto gráfico;
- Cumprimentos e despedidas;
- Países e nacionalidades; Estrutura Cultural; Atualidades; Problemas ambientais, sociais, políticos e econômicos;
- Origem do idioma espanhol e os nomes com que se designa;
- Interpretação textual com análise de textos (poesias) da “literatura hispanoamericana” tirados da internet em sites como: www.cvc.cervantes.es.
- Recursos didáticos:
- Frase de Garcia Lorca;
- Texto: Identidad;
- Texto: Diálogos através de CD;
- Data show para exposição de Slides sobre países hispanohablantes, a evolução do espanhol e Alfabeto espanhol;
- Textos (poesías diversas) retirados de sites como: www.cvc.cervantes.es
Competências e habilidades:
- Saber que existem diversas formas de apresentar-se em diferentes situações sociais;
- Conhecer o alfabeto para estabelecer relação com o do novo idioma que será ensinado;
- Saber identificar-se e identificar pessoas pela nacionalidade;
- Apresentar-se em diferentes situações sociais;
- Desenvolver o Alfabeto em espanhol (escrita e pronúncia);
- Identificar a si próprio e outras pessoas pela nacionalidade;
- Reconhecer a origem do idioma espanhol e os nomes com que se designa.
- Conscientizar o aluno de que existem outras culturas e que o estudo de um novo idioma pode ajudá-lo a valorizar tais culturas;
- Conscientizar os alunos de situações atuais no que se refere ao meio ambiente e as alterações por ele sofridas.
· Apresentação:
O assunto que será tratado possibilitará ao aluno conhecer um pouco mais sobre a composição étnica dos povos da Espanha e da Hispanoamérica.
A forma contextualizada que será adotada para abordar o tema contribuirá para uma maior compreensão e interesse pelo tema.
· Organização da sala:
Aulas 1 e 2:
- Falar sobre a origem do espanhol e esclarecer as dúvidas sobre Castelhano ou Espanhol e ainda fazer referências à composição étnica dos povos da Espanha.
- Expor as formas de se apresentar em espanhol e fazer que os alunos apresentem-se utilizando uma das formas expostas.
- Falar e escrever um pouco sobre o Alfabeto em espanhol, trabalhar a escrita e a pronúncia do mesmo.
- Entregar o texto: Identidad;
- Trabalhar em grupos a leitura e interpretação do texto através de algumas perguntas;
- Acompanhamento de acesso ao site www.cvc.cervantes.es. Onde os alunos estarão trabalhando sobre a literatura espanhola.
Aulas 3 e 4:
- Entregar textos-diálogos que tratam de dois jovens que se encontram, se conhecem, debatem sobre as alterações climáticas que ocorrem no mundo e sobre o últimos acontecimentos no Chile e no Peru. Os alunos deverão ler e perceber as saudações e despedidas em espanhol, onde serão analisadas apresentações formais e informais, cumprimentos e despedidas;
- Formar duplas para produção de diálogos que deverão ser apresentados pelos alunos que tratarão do assunto: Alterações Climáticas;
- Acompanhamento de acesso ao site www.cvc.cervantes.es.
Aula 5:
- Apresentação dos diálogos;
- Atividades que explorem os assuntos abordados buscando aplicá-los na prática;
- Acompanhamento das atividades aplicadas e logo após correção de cada uma;
- Acompanhamento de acesso ao site www.cvc.cervantes.es
- Avaliação:
- Todas as atividades desenvolvidas servirão como instrumentos avaliativos, inclusive o acesso monitorado ao site: www.cvc.cervantes.es
- Bibliografia:
- ROMANOS, Henrique. Espanhol Expansión: ensino médio: volume único/ Romano &
Jacira. – São Paulo: FTD, 2004. – (Coleção Delta)
- PAES, Jacira. Espanhol: ensino médio) I. Carvalho – São Paulo: FTD, 2004 (Coleção Delta).
- Espanhol Série Brasil.
- LOS ANGELES & JOSEPHINE. Espanhol Projeto Radix. São Paulo: Scipione, 2006. – (Coleção Projeto Radix).
- Site: www.cvc.cervantes.es
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA
PROFESSORA LILIANE VITORINO DE QUEIROZ
DISCIPLINA GEOGRAFIA
SÉRIE: 1º TURMAS: C e D
TEMA
- Mudanças climáticas,
SUBTEMA:
- A destruição da natureza: atividades humanas e impactos ambientais;
- A destruição da natureza: erosão e poluição do solo por agrotóxico;
- O lixo urbano e os impactos ambientais causados pela poluição;
- A poluição do ar: inversão térmica “ilhas de calor” e chuvas ácidas;
- A poluição do ar: efeito estufa e destruição da camada de ozônio;
- Em busca do desenvolvimento sustentável,
AULAS PREVISTAS
- 10 aulas
ORGANIZAÇÃO DA SALA
- Serão realizadas atividades em equipe.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Será utilizado câmera filmadora e/ou celular, internet, computador, cd virgem para a produção de vídeos.
APRESENTAÇÃO
- Neste tema será trabalhado questões relacionado a preservação do meio ambiente, destacando as alterações climáticas notadas em cada um dos itens estudados.
CONCEITUAL
- Compreender a dimensão da atividade humana na natureza e seus impactos;
- Conceituar as várias formas de poluição;
- Assimilar as soluções para o equilíbrio ambiental.
PROCEDIMENTAL
- Formar grupos de pesquisa;
- Orientar as pesquisas;
- Orientar a produção dos vídeos;
- Subsidiar os alunos com sites e apostilas referentes aos assuntos pesquisados.
ATITUDINAL
· Refletir sobre as transformações ocorridas na natureza.
· Posicionar-se criticamente diante dos desafios proposto entre a relação homem-sociedade;
· Valorizar os conceitos.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
· Primeiro momento: será feito a montagem dos grupos, de acordo com as afinidades dos educandos, em seguida será realizada a distribuição das temáticas através de sorteio e será explicado como deverá ser a produção e desenvolvimento das atividades. (2 aulas).
· Segundo momento: neste momento será analisado os referenciais bibliográficos pesquisados pelos grupos e será também dada as dicas para a produção de vídeos, para serem analisados na aula seguinte. (2 aulas)
· Terceiro momento: será feito a analise das primeiras produções dos grupos, de acordo com as temáticas, com momentos tira-dúvidas. (4 aulas)
· Quarto momento: será feito a entrega das produções. (01 aula)
· Quinto momento: será feito a exibição das melhores produções em sala de aula. (03 aulas)
AVALIAÇÃO
· Dar-se-á através da participação e resultado final das produções,
BIBLIOGRAFIA
- www.Google.com.br;
- ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia série novo ensino médio. São Paulo. 2006. Ática. 2 ed.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PORTUGUÊS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
JOSÉ RIBAMAR BATISTA – EJORB
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: Mudanças climáticas
Disciplina: Língua Portuguesa
Professoras: Gardene e Rosciene
Série: 1º ano
Turno: Matutino
Tempo Estimado: 27 aulas.
Recursos didáticos:
- Livro didático;
- Charges;
- Revistas;
- Textos poéticos;
- Gravuras;
- Letra de música;
- Filme 2012.
Atitudes esperadas:
1. Conceituais
- Linguagem, língua e fala;
- Linguagem verbal e não-verbal;
- Níveis da linguagem;
- Língua oral e escrita;
- Variações linguísticas;
- Elementos da comunicação;
- Gêneros e tipos textuais;
- Funções da linguagem;
- Fonologia;
- Ortografia.
2. Procedimentais
- Leitura e compreensão textual;
- Análise de poemas, contos, crônicas com temas atuais voltados para as mudanças que o planeta está sofrendo;
- Utilização de gravuras;
- Leitura e análise de charges sobre o aquecimento global;
- Utilização de revistas;
- Relação entre linguagem verbal e não-verbal nas histórias em quadrinho, tirinhas e charges;
- Produção de textos informativos e poéticos sobre o aquecimento global;
- Debate;
- Analisar os conceitos trabalhados em questões de Vestibulares e ENEM.
3. Atitudinais:
· Utilizar a linguagem oral de forma adequada em diferentes situações comunicativas;
· Diferenciar linguagem, língua e fala;
· Ler e interpretar textos que apresentem a linguagem verbal e a não verbal;
· Identificar os diversos níveis de linguagem;
- Identificar os gêneros textuais de vários textos;
- Classificar os textos na tipologia textual correspondente, observando suas peculiaridades;
- Identificar, em diversos textos, as diferentes formas de abordar um mesmo tema (o aquecimento global), bem como as diversas estruturas textuais;
- Analisar as diferentes variantes linguísticas e relacioná-las com os fatores importantes. Como: social, profissional, geográfico, fonético, etc.;
- Respeitar e preservar as diferentes manifestações da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais;
- Identificar os elementos da comunicação em seus múltiplos aspectos e analisar suas características em diversos textos;
- Identificar as funções da linguagem presentes em diferentes textos, observando suas características próprias;
- Analisar fonologicamente palavras trabalhadas em diferentes textos na sala;
- Observar algumas características da ortografia da língua portuguesa.
Apresentação da proposta
A linguagem é exclusiva do ser humano. Independente do lugar geográfico que o homem esteja, ele sempre sentirá necessidade de se expressar. E isso só é possível através da linguagem.
Esta se manifesta de diferentes formas, aleatória ou padronizada, ela é a expressão do ser. Sabendo que há diversas formas de linguagens e que é essencial para a comunicação do homem e para a vida deste na sociedade, reconhece-se a importância de estudá-la, como também observar suas peculiaridades.
Dentre vários textos necessários para o estudo dos assuntos abordados, destacaremos alguns que enfoquem a questão do aquecimento global, tendo em vista os muitos prejuízos, perigos e preocupações causados à humanidade, bem como a conscientização por parte dos alunos no sentido de preservação do planeta em que vivemos.
Desenvolvimento das atividades
1º Momento (4 aulas):
- Ler texto informativo sobre aquecimento global;
- Análise textual;
- Observar o nível de linguagem presente no texto lido e analisado pelos alunos;
- Discutir linguagem, língua e fala, bem como suas principais características e diferenças;
- Análise da história em quadrinho “Graúna”, de Henrique de Souza Filho, observando o relacionamento entre a linguagem verbal e a não-verbal e o padrão culto e o coloquial da linguagem;
- Exercícios do livro didático (página 137).
2° Momento (4 aulas):
- Pesquisa sobre o aquecimento global: O que é, quais as conseqüências, quais as causas?
- Discussão sobre o tema pesquisado;
- Leitura do poema “Aquecimento Global”, de Maria Alice Ferreira da Silva;
- Produção do gênero textual poema sobre o assunto em tela;
- Comentar sobre os elementos da comunicação;
- Observar os elementos da comunicação nos textos trabalhados.
3° Momento (2 aulas):
- Leitura da charge Pinguim (http://ilustraconto.blogspot.com/2009/12/aquecimento-global.html);
- Leitura do conto Mudanças climáticas, de João Júnior;
- Comparar e comentar os textos lidos, observando os gêneros e tipos textuais presentes;
4° Momento (6 aulas):
- Leituras de propagandas, notícia jornalística, piada;
- A partir das leituras acima trabalhar as funções da linguagem;
- Trabalho em grupo sobre funções de linguagem: cada grupo vai recortar, em revistas, textos que predominem as determinadas funções. Após a análise, o grupo apresentará para turma os exemplos encontrados, explicando o porquê de determinada função prevalecer nos textos analisados;
- Analisar questões de Vestibular e ENEM (liv. didático, p. 188-191).
5° Momento (4 aulas):
- Ler o poema “Serenata sintética”, de Cassiano Ricardo;
- Observar os sons semelhantes presentes no texto acima, compreendendo que um mesmo fonema pode ser representado por diferentes letras e que uma mesma letra pode representar sons diferentes;
- Trabalhar as especificidades da fonologia;
- Leitura e análise do texto “Os ruídos da noite” (Revista Veja, ed. 1821, 24 set. 203, p. 108);
- Resoluções de questões vestibulares (livro didático, p. 21 a 23).
6° Momento (4 aulas):
- Ler e discutir a letra da música Por que, de Raul Seixas;
- Comentar que assim como ocorrem com os porquês, também há muitas outras palavras que são homônimas e parônimas;
- Falar sobre os principais parônimos e homônimos;
- Ver pontos importantes da ortografia;
- Exercícios com questões do ENEM e de vestibulares sobre a ortografia.
7° Momento (3 aulas):
- Ver o filme 2012;
- Fazer análise crítica do filme, relacionando-o com o aquecimento global;
- Ler e comentar textos variados sobre o filme;
- Escrever um resumo crítico sobre o filme mencionado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CEREJA, Willian Roberto e MAGALHÂES, Thereza Cochar. Português Linguagens. Vol. 2, 5ª ed. São Paulo: Atual, 2005.
NICOLA, José de e TERRA, Ernani. Português de olho no mundo do trabalho. Vol. único, 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2006.
SEE, Letramento: Leitura e escrita para o Ensino Médio. Acre: Abaquar, 2007
http://ilustraconto.blogspot.com/2009/12/aquecimento-global.html
http://ilustraconto.blogspot.com/2009/12/desmatamento.html
O ESPORTE NA SUPERAÇÃO DE LIMITES
SEQUENCIA DE INGLES
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
JOSÉ RIBAMAR BATISTA (EJORB)
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
Autora: Maria Lourenço ( Mary)
Disciplina: English
Série: 1º ano C, D
Aulas Previstas: 6 aulas
Subtema: Sports in English (aula de reposição)
APRENDIZAGENS ESPERADAS
Conceitual:
▪ O aluno deve saber o nome dos esportes em inglês;
▪ Eles devem fixar a pronúncia desses nomes;
▪ Cada grupo deverá escolher um esporte para pesquisar sua origem e regras e fazer a apresentação dele em sala.
Procedimental:
▪ O trabalho terá 3 etapas: a pesquisa dos nomes será feita individualmente e escrita no caderno;
▪ A segunda etapa será a escolha do esporte favorito do grupo. O grupo pesquisará sua origem e regras e apresentará em sala;
▪ Na terceira etapa o grupo responderá em inglês a três perguntas sobre seu esporte favorito.
Atitudinal:
▪ Espera-se que os alunos se interessem em aprender muito mais sobre os esportes e os benefícios desses para a saúde.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
▪ Os alunos precisarão ter conhecimentos prévios dos principais esportes praticados ou admirados pela turma.
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES
Motivação ou situação-problema
Pesquisa na internet sobre o tema: Sports in English
Atividade 1: Eles farão uma pesquisa escrita;
Atividade 2: Eles farão uma apresentação em grupo;
Atividade 3: Exercicio oral e escrito feito em sala.
Rio Branco-Acre, 28 de junho de 2010
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
JOSÉ RIBAMAR BATISTA (EJORB)
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
Autora: Maria Lourenço ( Mary)
Disciplina: English
Série: 1º ano C, D
Aulas Previstas: 6 aulas
Subtema: Sports in English (aula de reposição)
APRENDIZAGENS ESPERADAS
Conceitual:
▪ O aluno deve saber o nome dos esportes em inglês;
▪ Eles devem fixar a pronúncia desses nomes;
▪ Cada grupo deverá escolher um esporte para pesquisar sua origem e regras e fazer a apresentação dele em sala.
Procedimental:
▪ O trabalho terá 3 etapas: a pesquisa dos nomes será feita individualmente e escrita no caderno;
▪ A segunda etapa será a escolha do esporte favorito do grupo. O grupo pesquisará sua origem e regras e apresentará em sala;
▪ Na terceira etapa o grupo responderá em inglês a três perguntas sobre seu esporte favorito.
Atitudinal:
▪ Espera-se que os alunos se interessem em aprender muito mais sobre os esportes e os benefícios desses para a saúde.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
▪ Os alunos precisarão ter conhecimentos prévios dos principais esportes praticados ou admirados pela turma.
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES
Motivação ou situação-problema
Pesquisa na internet sobre o tema: Sports in English
Atividade 1: Eles farão uma pesquisa escrita;
Atividade 2: Eles farão uma apresentação em grupo;
Atividade 3: Exercicio oral e escrito feito em sala.
Rio Branco-Acre, 28 de junho de 2010
SEQUENCIA DE BIOLOGIA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: O Esporte na Superação de Limites
Subtemas: Histologia Animal (Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Muscular e Tecido Nervoso)
Área de Estudo: Biologia
Série: 1º (A e B)
Tempo estimado: 12 aulas
Apresentação
Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes se inter-relacionam, tanto estrutural quanto funcionalmente.
O estudo da histologia se iniciou com o desenvolvimento de microscópios simples e de técnicas para preparo de material biológico, tornando-o adequado para exame.
Os primeiros histologistas descobriram muito sobre a estrutura do material biológico, estabelecendo a teoria celular da estrutura dos organismos vivos, onde a célula é a unidade básica da arquitetura da maioria dos materiais biológicos.
O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, tendo sido estes divididos em quatro tipos:
· tecido epitelial, formado por células que revestem superfícies, cavidades corporais ou formam glândulas;
· tecido conjuntivo, constituído por células e abundante matriz extracelular, com a função de preenchimento ou sustentação;
· tecido muscular, constituído por células com propriedades contráteis;
· tecido nervoso, constituído por células que formam o cérebro, medula nervosa e nervos.
A célula varia consideravelmente. De um único ovo fertilizado, cada célula desenvolve atributos estruturais para adequar suas funções pelo processo de diferenciação. Esta plasticidade celular é evidente, mesmo no adulto, onde elas podem modificar tanto sua estrutura como sua funcionalidade para se adaptar a determinadas condições ambientais.
Os tecidos são arranjos celulares funcionais, constituindo os órgãos e os sistemas. Um órgão é uma organização de diferente de tecidos geralmente de vários tipos, realizando unções específicas. O termo sistema pode ser utilizado para descrever células com funções semelhantes, mas amplamente distribuídas em diversos sítios anatômicos.
Competências/Habilidades
• Caracterizar os diferentes tecidos humanos segundo seus aspectos morfofisiológicos;
• Identificar e localizar os diversos tecidos no corpo humano;
• Compreender a estrutura geral dos principais tipos de tecidos animais e suas funções no corpo humano
Recursos Didáticos
• Quadro Branco
• Livro didático
• Datashow
• Notebook
• Cartazes
• Vídeos (Team Hoyt reportagem fantástico)
• Textos
Desenvolvimento das Atividades
1º Momento (2 aulas)
• Apresentação dos seminários
• O sorteio dos conteúdos foi realizado em aulas anteriores, com a formação de grupos de no máximo cinco pessoas, sendo que serão apresentados três grupos a cada 2 aulas.
• Apresentação tecido epitelial, tecido conjuntivo propriamente dito e tecido conjuntivo cartilaginoso. Após o trabalho exposto, a docente faz o comentário e as perguntas para o grupo, bem como ressalta o que o grupo esqueceu no trabalho e cada grupo deve fazer pelo menos uma pergunta ao grupo que está apresentando no momento
2º Momento (2 aulas)
• Apresentação tecido adiposo, tecido ósseo e tecido muscular. Após o trabalho exposto, a docente faz o comentário e as perguntas para o grupo e cada grupo deve fazer uma pergunta pelo menos ao grupo que está apresentando no momento
3º Momento (2 aulas)
• Apresentação tecido nervoso e tecido sanguíneo
4º Momento (2 aulas)
• Leitura do texto: “O Esporte Adaptado”.
• Visualização do vídeo Team Hoyt-Reportagem do Fantástico. Em seguida comentar o texto e o vídeo e solicitar aos alunos que façam uma dissertação com enfoque nos benefícios do esporte para os portadores de deficiência.
5º Momento (2 aulas)
• Realização de um exercício sobre todos os tecidos animais elaborado pela docente.
6º Momento (2 aulas)
• Correção do exercício com a participação dos discentes.
Avaliação
A avaliação será através dos seminários apresentados, da participação e interesse durante as apresentações, bem como a realização de exercícios.
TEMA; POLITICAS PUBLICAS E CIDADANIA
SEQUENCIA DE PORTUGUES
·
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
JOSÉ RIBAMAR BATISTA – EJORB.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Disciplina: Língua Portuguesa.
Profª.: Enura Silva.
Série: 1° ano.
Turno: Vespertino.
Tempo Estimado: 08 aulas.
TEMA: A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Livro didático.
· Textos literários.
· Filmes.
· Gramática.
· Dicionário.
· Quadro branco.
· Pincel.
APRENDIZAGENS ESPERADAS:
· Estabelecer relações entre textos de gêneros literários distintos e suas transformações no decorrer da história.
· Compreender os gêneros literários como uma manifestação do imaginário coletivo e como patrimônio da cultura.
· Comparar as características dos gêneros literários produzidos, interligando assim, informações contidas neles.
· Reconhecer os meios de concepções e o processo de produção literária de diferentes gêneros, comparando-os entre si.
· Ler e analisar os textos literários a partir do conhecimento construído através de suas percepções adquiridas no decorrer das aulas.
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:
O estudo dos gêneros literários tem por finalidade apresentar ao aluno as manifestações literárias da época, bem como o conhecimento cultural, o gosto pela leitura e a produção de textos. O estudo dos gêneros literários, além de agregar conhecimentos, também permite aos educandos uma reflexão acerca da cultura e da arte, observando a particularidade de cada um, e ao mesmo tempo comparando os textos escritos para identificar o tipo, a forma e o estilo. Além disso, os estudantes se relacionam com a cultura e a ideologia filosófica, proporcionando uma reflexão universal, independente da época de sua escrita. Dessa forma, a leitura e o aprendizado são essenciais para desenvolver um pensamento crítico, artístico e humano.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
1º Momento: (02 aula):
· Iniciar a aula fazendo a seguinte pergunta (oral) aos discentes, relacionado ao assunto (gênero literário) que será estudado no decorrer dos próximos encontros.
· Ainda convêm lembrar, que a pergunta têm por objetivo, fazer uma breve sondagem sobre o conhecimento dos alunos acerca do assunto, além de despertar o interesse pelo mesmo.
· O que é gênero literário? Quais as suas características? O gênero literário varia conforme a época? O que é um texto em prosa e em versos? O que são textos ficcionais e não-ficcionais? Nesse momento é necessário que o aluno responda ao questionamento e tire suas dúvidas junto ao docente, para dar continuidade ao aprendizado.
· Apresentar aos alunos o texto a seguir “(...) os gêneros não são espartilhos sufocantes nem modelos fixos, mas estruturas que a tradição milenar ensina serem básicas para a expressão do pensamento e de certas formas de ver a realidade circundante. Sua função é orientadora, guiadora e simplificadora.” MOISÉIS, Massaud. livro didático p. 269, para compreensão do aluno.
· No final da aula, pedir aos alunos que façam uma pesquisa para o próximo encontro, sobre o gênero Épico, observando as principais características da poesia Épica e qual o conceito de Herói. Qual a diferença do Herói clássico do Herói moderno? Quais as características de Herói?
· Indicar aos alunos o filme “O Senhor dos Anéis”, para assistirem em casa.
2° Momento: (2 aulas)
· Começar a aula comentando sobre o filme “O Senhor dos Anéis”, indicado na aula anterior, para fazer uma relação com o gênero Épico.
· Em seguida fazer um questionamento oral aos educandos, sobre à atividade de pesquisa, solicitada na aula anterior sobre o gênero Épico: O que é gênero Épico? Quais as suas características? Qual o conceito de Herói? Qual a diferença do Herói clássico do Herói moderno? Quais as características de Herói?
· Após o questionamento apresentar os fragmentos da obra (Ilíada e Odisséia) como exemplo do gênero Épico. Em seguida pedir aos alunos que façam a leitura compartilhada do texto anteriormente citado e juntos, faremos uma análise observando as características presente no texto. (Livro didático, p. 271 e 272).
· Em seguida apresentar a letra da música “Receita para fazer um herói” do grupo Ira de 1988, que questiona a visão da guerra e dos heróis. “Toma-se um homem/ Feito de nada como nóis/ Em tamanho natural/ embebece-lhe a carne/ De um jeito irracional/ Como a fome, como o ódio/ Depois perto do fim/ Levanta-se o pendão/ e toca-se o clarim.../ serve-se morto.” Destacando algumas características do gênero Épico presente no texto. (Maria Luiza M. Abaurre, Literatura brasileira p. 35).
· Apresentar Xerox do texto “O conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas. Em seguida pedir que façam uma leitura silenciosa e aplicar um exercício individual baseado no texto. (Maria Luiza M. Abaurre, Literatura brasileira p.39 e 40).
· No final da aula, pedir aos alunos que façam uma pesquisa para o próximo encontro, sobre o gênero Dramático, observando as principais características da poesia Dramática.
3º Momento: (2 aulas)
· Começar a aula apresentando aos alunos o trecho da peça “Édipo Rei” de Sófocles, como exemplo do gênero dramático, e junto fazer uma leitura compartilhada e apresentar as características do gênero presente no texto. (Livro didático, p.274).
· Em seguida fazer um questionamento oral aos educandos, sobre o gênero dramático, que iremos estudar no decorrer das próximas aulas.
· As perguntas a seguir, têm por objetivo introduzir o conteúdo pesquisado pelos discentes pedido na aula anterior. O que entenderam por Gênero dramático? Quais as suas características? Como se caracteriza uma tragédia e uma comédia? Qual a diferença entre auto e farsa?
· Após o questionamento apresentar Xerox da letra da música “Gota d`água” de Chico Buarque. Em seguida fazer a leitura e juntamente com os discentes, observar as suas características e comentá-las. (Maria Luiza M. Abaurre, Literatura brasileira p.51).
· Em seguida apresentar xerox com resumo das obras “Romeu e Julieta” de ShaKespeare e comparar com a peça “Édipo Rei” de Sófocles, observando os elementos do drama presente no texto, demonstrando em cada um as características da Comédia e da Tragédia.
· No final da aula, pedir aos alunos que façam uma pesquisa para o próximo encontro, sobre o gênero Lírico, observando os elementos da poesia Lírica.
4º Momento: (2 aulas)
· Começar a aula apresentando aos alunos um texto de Mário de Andrade, “Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi.”, para refletirem acerca do tema que será estudado. (livro didático, p.280).
· Em seguida fazer um questionamento oral aos alunos, sobre o gênero Lírico. As perguntas a seguir, têm o objetivo de introduzir o conteúdo pesquisado pelos alunos. O que é gênero Lírico? Quais os elementos da poesia Lírica?
· Em seguida apresentar o texto “Confidência do Itabirano” de Carlos Drummond de Andrade, como exemplo de poesia Lírica. Em seguida fazer a leitura do texto, observando e analisando suas características. (Livro didático, p. 281).
· Fazer uma leitura compartilhada do Poema “O ferrageiro de Carmona” de João Cabral, e resolver no caderno o exercício. (Livro didático, p. 283).
· No final da aula, pedir aos educandos que respondam no caderno o exercício da p. 279 e as questões 5, 6, 7, 8 e 9 da p. 290. do livro didático.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do aprendizado dar-se-á, por meio de atividades (individuais e em grupo) desenvolvidas em sala de aula, através de leitura, analise de textos, pesquisa, exercício, comparação e produção de textos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· NICOLAS, José de. Português: ensino médio. Volume único, 1ª ed. São Paulo, editora Scipione – 2009 (Livro didático).
· FARACO, Carlos Aberto, Português: Língua e Cultura, Vol. único, 1ª ed. Curitiba - 2003, editora Base.
· CEGALLA, Domingos Paschoal, Novíssima Gramática da língua Portuguesa, 46ª ed. São Paulo - 2005, editora Nacional.
· PASCOALIN & SPADOTO, minigramática da língua Portuguesa, 5ª ed. São Paulo - 1997, editora FTD.
· HOUAISS, minidicionário da língua portuguesa, 2ª ed. Rio de Janeiro - 2004, editora Objetiva.
· Maria Luiza M. Abaurre, LITERATURA BRASILEIRA, Vol. Único, São
Paulo, editora Moderna.
SEQUENCIA DE PORTUGUES
PROJETO EDUCA
ESCOLA ESTATUAL DE ENSINO MÉDIO
JOSÉ RIBAMAR BATISTA – EJORB
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: Políticas Públicas e cidadania
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Rosciene
Série: 2º ano
Tempo Estimado: 17 aulas
Recursos didáticos:
- Textos literários;
- Textos didáticos;
- Textos críticos;
- Letra de música;
- Resenhas e resumos;
- Quadro branco;
- Pincéis.
Procedimentos
· Discutir Políticas públicas e cidadania, a partir de textos literários e texto do cotidiano do aluno;
· Debater, de forma bastante crítica, temáticas atuais que envolvem o exercício da cidadania;
· Leituras e análise de textos que envolvam questões voltadas para cidadania e Políticas Públicas;
Aprendizagens esperadas:
· Identificar as preposições presentes nos textos lidos na sala;
· Conhecer bem o uso das preposições no ato da fala e da escrita;
· Escrever textos argumentativos em que a postura crítica esteja bastante presente;
· Leitura crítica de músicas atuais, observando o olhar do autor da música para os problemas sociais, cidadania, cultura;
· Estudo das conjunções a partir dos textos trabalhados na sala, observando a finalidade de cada conjunção;
· Identificar o uso da persuasão presente em diversos textos orais de nossos políticos, bem como em vários textos escritos;
· Observar, nos textos escritos, o papel da conjunção para dá nexo ao texto, retirando ambigüidades e dando boa coesão;
· Reescrever os textos produzidos, observando os principais problemas. Como: ambigüidade, duplo sentido, falta de nexo, fragmentação, dentre outros problemas.
Conhecimentos Prévios:
Para trabalharmos tal tema, precisaremos contar com as noções que os alunos têm a respeito de política, sociedade, poderes, cidadania. Além disso, o senso crítico diante de tais assuntos é essencial.
O aluno também terá que dominar noções de argumentação e persuasão para desenvolver bem as atividades propostas e compreender o que for trabalhado.
Apresentação da Proposta
O tema Políticas Públicas e Cidadania é muito rico e muito pertinente ao momento que estamos vivendo: as eleições. Nossos alunos necessitam ter senso crítico a esse respeito, devem notar quem têm em suas mãos o poder de transformação, a saber: o voto. Também devem entender que necessitam analisar criticamente as ações de cada representante do povo que está no poder.
Sendo assim, ao longo desta sequência, serão discutidas as políticas públicas, bem como a importância do exercício da cidadania, relacionando sempre à Língua Portuguesa, aos textos produzidos em diversas épocas que envolviam tal temática. Analisando também elementos gramaticais presentes neles.
Sabendo que nossos jovens necessitam tomar uma postura mais ativa diante do que está acontecendo em seu país, estaremos trabalhando a temática mencionada acima.
Desenvolvimento das atividades:
1° momento (2 aulas):
· Analisar A Última Crônica, de Fernando Sabino, observando os detalhes literários, mas também observando as questões sociais abordadas no texto, a representação das classes sociais;
· Discussão a respeito das diferenças existentes entre as classes sociais. É possível ser feliz vivendo na linha da pobreza? Como são encaradas as diferenças sociais nas escolas? Temos deveres para com a cidadania?;
· Observar a crítica social que o autor faz mesmo sem uso da argumentação, mas da narração;
· Escrever um texto argumentativo sobre o mesmo tema da crônica.
2° momento (3 aulas):
· Leitura da Crônica Cidadania – estradas – poesias, de Alda Corrêa Mendes Moreira (http://www.espelhopoetico.pro.br/cronicas/estradas.htm);
· Análise da forma como a autora expõe sua crítica a respeito das eleições, das promessas não cumpridas. Sendo que, poeticamente, ela torna-se também crítica;
· Debate envolvendo algumas questões políticas. Como:
ü A forma como a estabilidade tem sido encarada por alguns políticos;
ü A visão dos governantes com relação à privatização;
ü Transparência em todas as instituições públicas da esfera municipal, estadual e federal. Devendo, assim, haver, prestação de contas regulamente com participação da população;
ü A necessidade de realização de fóruns para a defesa da cidadania, com a participação da sociedade, no intuito de discutir programas do governo e deliberar projetos para melhoria da qualidade de vida e diminuir a desigualdade social;
ü A importância de uma justa distribuição de rendas. E, nesse sentido, a necessidade do apoio a pequenas e grandes empresas torna-se visível, já que pode ser visto como fonte de novos empregos;
ü O atendimento nos hospitais públicos.
· Criação de um texto conjunto que envolva as idéias debatidas sobre Políticas Públicas. Sendo que uma das características desse texto vai ser o uso de argumentos para convencer o leitor.
3° Momento (3 aulas):
· Observar nos dois textos lidos o uso da preposição. Tendo o cuidado de observar a sua importância no texto;
· Identificar as preposições existentes no texto, bem como as locuções prepositivas;
· Observar a relação sintática que a preposição tem com o verbo;
· Estudo morfológico e sintático da preposição;
· Exercícios.
4° momento (2 aulas):
· Leitura do texto Cidadania e Poder, de Cesar Boschetti (http://www.las.inpe.br/~cesar/cronicas/cronic2000c/cidadao.htm);
· Análise do texto (individual);
· Discussão da forma como o autor aborda a temática. O voto realmente é a arma que o povo tem? Como relacionar cidadania e eleições? É certo vender o voto? (Neste momento, o aluno será bastante instigado a assumir uma postura crítica e ativa para que o debate possa fluir);
· Características de um bom texto argumentativo;
· Escrever um texto dissertativo/argumentativo a respeito do tema: Voto e o exercício da cidadania.
5° momento (3 aulas):
· Tendo ainda como base o texto Cidadania e Poder, de Cesar Boschetti, observar alguma das conjunções existentes, bem como a função de ligação de orações que elas exercem;
· Analisar as diferentes ideias que a conjunção pode introduzir;
· Ver as conjunções como introdutoras de orações. Entendendo que a identificação da função da conjunção na frase vai ser muito importante na classificação das orações;
· Estudo detalhado das conjunções, observando sua utilização em diversos textos;
· Exercícios.
6° momento (3 aulas):
· Analisar nos textos lidos a utilização do pronome, sua função coesiva e seu uso para obter a concisão, além de extinguir a ambigüidade de algumas frases;
· Estudo dos pronomes, bem como sua forma de manifestação em diversos textos, ora na forma possessiva, ora na forma demonstrativa, dentre outras formas;
· Observação detalhada do pronome na frase, isto é, seu uso na sintaxe;
· Exercícios.
7° momento (1 aula):
· Ler a letra da música Pacato Cidadão, de Skank;
· Comentar a forma que o povo brasileiro é visto na música;
· Escrever uma crítica da música.
Avaliação
Os alunos serão avaliados pelo desenvolvimento nas atividades realizadas ao longo das aulas. Como: participação nas aulas, elaboração de resenhas, críticas, textos argumentativos, desenvolvimento nos debates, resolução de exercícios, dentre outras atividades feitas durante as aulas.
Referências bibliográficas:
ü DE NICOLA, José. Português: ensino médio. Vol. único, 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2008.
ü DE NICOLA, José. Português: ensino médio. Vol. 2 – São Paulo: Scipione, 2005.
ü SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática Contemporânea: teoria e prática. 1° Ed. São Paulo: Escola Educacional.
ü http://www.espelhopoetico.pro.br/cronicas/estradas.htm
ü http://www.las.inpe.br/~cesar/cronicas/cronic2000c/cidadao.htm
ü http://www.vagalume.com.br/skank/pacato-cidadao.html#ixzz129mBclSV
SEQUENCIA DE BIOLOGIA
ESCOLA ESTATUAL DE ENSINO MÉDIO
JOSÉ RIBAMAR BATISTA – EJORB
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: Políticas Públicas e cidadania
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Rosciene
Série: 2º ano
Tempo Estimado: 17 aulas
Recursos didáticos:
- Textos literários;
- Textos didáticos;
- Textos críticos;
- Letra de música;
- Resenhas e resumos;
- Quadro branco;
- Pincéis.
Procedimentos
· Discutir Políticas públicas e cidadania, a partir de textos literários e texto do cotidiano do aluno;
· Debater, de forma bastante crítica, temáticas atuais que envolvem o exercício da cidadania;
· Leituras e análise de textos que envolvam questões voltadas para cidadania e Políticas Públicas;
Aprendizagens esperadas:
· Identificar as preposições presentes nos textos lidos na sala;
· Conhecer bem o uso das preposições no ato da fala e da escrita;
· Escrever textos argumentativos em que a postura crítica esteja bastante presente;
· Leitura crítica de músicas atuais, observando o olhar do autor da música para os problemas sociais, cidadania, cultura;
· Estudo das conjunções a partir dos textos trabalhados na sala, observando a finalidade de cada conjunção;
· Identificar o uso da persuasão presente em diversos textos orais de nossos políticos, bem como em vários textos escritos;
· Observar, nos textos escritos, o papel da conjunção para dá nexo ao texto, retirando ambigüidades e dando boa coesão;
· Reescrever os textos produzidos, observando os principais problemas. Como: ambigüidade, duplo sentido, falta de nexo, fragmentação, dentre outros problemas.
Conhecimentos Prévios:
Para trabalharmos tal tema, precisaremos contar com as noções que os alunos têm a respeito de política, sociedade, poderes, cidadania. Além disso, o senso crítico diante de tais assuntos é essencial.
O aluno também terá que dominar noções de argumentação e persuasão para desenvolver bem as atividades propostas e compreender o que for trabalhado.
Apresentação da Proposta
O tema Políticas Públicas e Cidadania é muito rico e muito pertinente ao momento que estamos vivendo: as eleições. Nossos alunos necessitam ter senso crítico a esse respeito, devem notar quem têm em suas mãos o poder de transformação, a saber: o voto. Também devem entender que necessitam analisar criticamente as ações de cada representante do povo que está no poder.
Sendo assim, ao longo desta sequência, serão discutidas as políticas públicas, bem como a importância do exercício da cidadania, relacionando sempre à Língua Portuguesa, aos textos produzidos em diversas épocas que envolviam tal temática. Analisando também elementos gramaticais presentes neles.
Sabendo que nossos jovens necessitam tomar uma postura mais ativa diante do que está acontecendo em seu país, estaremos trabalhando a temática mencionada acima.
Desenvolvimento das atividades:
1° momento (2 aulas):
· Analisar A Última Crônica, de Fernando Sabino, observando os detalhes literários, mas também observando as questões sociais abordadas no texto, a representação das classes sociais;
· Discussão a respeito das diferenças existentes entre as classes sociais. É possível ser feliz vivendo na linha da pobreza? Como são encaradas as diferenças sociais nas escolas? Temos deveres para com a cidadania?;
· Observar a crítica social que o autor faz mesmo sem uso da argumentação, mas da narração;
· Escrever um texto argumentativo sobre o mesmo tema da crônica.
2° momento (3 aulas):
· Leitura da Crônica Cidadania – estradas – poesias, de Alda Corrêa Mendes Moreira (http://www.espelhopoetico.pro.br/cronicas/estradas.htm);
· Análise da forma como a autora expõe sua crítica a respeito das eleições, das promessas não cumpridas. Sendo que, poeticamente, ela torna-se também crítica;
· Debate envolvendo algumas questões políticas. Como:
ü A forma como a estabilidade tem sido encarada por alguns políticos;
ü A visão dos governantes com relação à privatização;
ü Transparência em todas as instituições públicas da esfera municipal, estadual e federal. Devendo, assim, haver, prestação de contas regulamente com participação da população;
ü A necessidade de realização de fóruns para a defesa da cidadania, com a participação da sociedade, no intuito de discutir programas do governo e deliberar projetos para melhoria da qualidade de vida e diminuir a desigualdade social;
ü A importância de uma justa distribuição de rendas. E, nesse sentido, a necessidade do apoio a pequenas e grandes empresas torna-se visível, já que pode ser visto como fonte de novos empregos;
ü O atendimento nos hospitais públicos.
· Criação de um texto conjunto que envolva as idéias debatidas sobre Políticas Públicas. Sendo que uma das características desse texto vai ser o uso de argumentos para convencer o leitor.
3° Momento (3 aulas):
· Observar nos dois textos lidos o uso da preposição. Tendo o cuidado de observar a sua importância no texto;
· Identificar as preposições existentes no texto, bem como as locuções prepositivas;
· Observar a relação sintática que a preposição tem com o verbo;
· Estudo morfológico e sintático da preposição;
· Exercícios.
4° momento (2 aulas):
· Leitura do texto Cidadania e Poder, de Cesar Boschetti (http://www.las.inpe.br/~cesar/cronicas/cronic2000c/cidadao.htm);
· Análise do texto (individual);
· Discussão da forma como o autor aborda a temática. O voto realmente é a arma que o povo tem? Como relacionar cidadania e eleições? É certo vender o voto? (Neste momento, o aluno será bastante instigado a assumir uma postura crítica e ativa para que o debate possa fluir);
· Características de um bom texto argumentativo;
· Escrever um texto dissertativo/argumentativo a respeito do tema: Voto e o exercício da cidadania.
5° momento (3 aulas):
· Tendo ainda como base o texto Cidadania e Poder, de Cesar Boschetti, observar alguma das conjunções existentes, bem como a função de ligação de orações que elas exercem;
· Analisar as diferentes ideias que a conjunção pode introduzir;
· Ver as conjunções como introdutoras de orações. Entendendo que a identificação da função da conjunção na frase vai ser muito importante na classificação das orações;
· Estudo detalhado das conjunções, observando sua utilização em diversos textos;
· Exercícios.
6° momento (3 aulas):
· Analisar nos textos lidos a utilização do pronome, sua função coesiva e seu uso para obter a concisão, além de extinguir a ambigüidade de algumas frases;
· Estudo dos pronomes, bem como sua forma de manifestação em diversos textos, ora na forma possessiva, ora na forma demonstrativa, dentre outras formas;
· Observação detalhada do pronome na frase, isto é, seu uso na sintaxe;
· Exercícios.
7° momento (1 aula):
· Ler a letra da música Pacato Cidadão, de Skank;
· Comentar a forma que o povo brasileiro é visto na música;
· Escrever uma crítica da música.
Avaliação
Os alunos serão avaliados pelo desenvolvimento nas atividades realizadas ao longo das aulas. Como: participação nas aulas, elaboração de resenhas, críticas, textos argumentativos, desenvolvimento nos debates, resolução de exercícios, dentre outras atividades feitas durante as aulas.
Referências bibliográficas:
ü DE NICOLA, José. Português: ensino médio. Vol. único, 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2008.
ü DE NICOLA, José. Português: ensino médio. Vol. 2 – São Paulo: Scipione, 2005.
ü SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática Contemporânea: teoria e prática. 1° Ed. São Paulo: Escola Educacional.
ü http://www.espelhopoetico.pro.br/cronicas/estradas.htm
ü http://www.las.inpe.br/~cesar/cronicas/cronic2000c/cidadao.htm
ü http://www.vagalume.com.br/skank/pacato-cidadao.html#ixzz129mBclSV
PROJETO EDUCA EJORB
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
|
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB |
ANEXO 1
PROJETO I EDUCA EJORB
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB
Rua Rio Grande do Sul, 2570 - Bairro Aeroporto Velho – Rio Branco - Acre
CEP: 69903-420
Fone: (68) 3225-4975
e-mail: joseribamarejorb@bol.com.br
e-mail: jansileiacsilva@bol.com.br (Gestora)
blog: .www.ejorbacre.blogspot.com.br
APRESENTAÇÃO
O Projeto EDUCA EJORB surge da necessidade de efetivar a interação escola/comunidade, através de ações desenvolvidas pelos alunos, que contribuam para informar, esclarecer sobre assuntos como: preservação do meio ambiente, aproveitamento de alimentos e racionalização no uso de energia elétrica, oportunizando ainda o conhecimento da realidade social que os cerca. Esta ação tem por ‘finalidade educar civicamente’ a partir do estreitamento das relações interpessoais e desenvolvimento de consciência crítica (Moreno, 2002).
Para os alunos será o momento de vivenciar na prática as várias experiências realizadas através dos ensinamentos diários nas áreas de ensino, bem como desenvolverem valores como solidariedade, respeito e responsabilidade cidadã.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PROJETO: I EDUCA EJORB Público alvo: todos os alunos da EJORB, escolas e bairros adjacentes Coordenação geral do projeto: Maria de Fátima Suzuk Aguiar (Coordenadora Pedagógica) Coordenadores apoiadores: Irlanda Souza Oliveira Bessa (Coordenadora de Ensino) Maria Ana da Silva Morais (Coordenadora Pedagógica) Vanusa Cristina Moncada (Coordenadora Pedagógica) Revisão geral e diagramação: Jansiléia Costa da Silva (Gestora) Áreas trabalhadas: Ciências Naturais e Ciências Humanas e suas tecnologias Parcerias: Ministério Público Estadual, PROCON, Tribunal de Justiça/Vara de Delitos de Tóxicos e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco, Polícia Militar/Policiamento Escolar, DETRAN, CORPO DE BOMBEIROS, SENAI, SESC, ELETRONORTE e IMAC Período de execução: agosto/dezembro de 2010 |
OBJETIVO GERAL
Estimular nos alunos o exercício de cidadania na prestação de serviços a comunidade, levando informações que contribuam para a elevação da sua qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar aos alunos o contato com a realidade social de forma a evidenciarem a relação entre teoria e prática.
- Oportunizar o exercício da oralidade.
- Desenvolver habilidades nas relações interpessoais.
- Conscientizar para a importância do exercício de cidadania.
JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual de Ensino Médio José Ribamar Batista - EJORB vem desenvolvendo ações, ao longo dos seus sete anos de existência, que visam habilitar o aluno ao exercício da cidadania, sua inserção no mercado de trabalho e a continuidade dos estudos, com o objetivo de suas superações sociais e econômicas, tendo em vista serem em sua maioria oriundos de famílias carentes. A escola tornou-se praticamente o único espaço no qual são desenvolvidos e/ou reforçados os valores éticos, assim como o aprofundamento do conhecimento científico e o despertar do interesse por uma mudança da realidade social, onde o compromisso em desenvolver uma ‘ concepção unitária do conhecimento’, conforme nossa percepção, é responsabilidade exclusiva da educação escolar (Luckesi, 2003).
Partindo destes princípios estaremos promovendo atividades interdisciplinares de forma a contribuir com a comunidade sobre orientações básicas como materiais recicláveis, uso consciente da água e energia, dentre outros assuntos relacionados ao meio ambiente e à atuação cidadã do alunado na sociedade (Luckesi, 2003).
METODOLOGIA
- O PROJETO I EDUCA EJORB será desmembrado nas ações dos subprojetos: POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA, LIXO: UMA VISÃO SÓCIO ECONÔMICA AMBIENTAL, REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR.
- As orientações serão dadas em sala de aula a partir dos conteúdos estudados nas referidas áreas envolvidas nos projetos.
- Os materiais serão elaborados pelos alunos sob a supervisão dos professores.
- Serão realizadas palestras e haverá participação em eventos científicos.
- As visitas à comunidade ocorrerão no contra turno e serão previamente comunicadas, pelos professores, à coordenação e aos pais de alunos.
ESTRATÉGIAS
- Sensibilizar e mobilizar os alunos para a importância desta ação junto à comunidade.
- Estabelecer parcerias com instituições que desenvolvam ações com as áreas afins de cada projeto.
- Realizar divulgação através de faixas, folderes, blog e jornais locais.
COMPETÊNCIAS
- Dominar a norma culta e fazer uso da linguagem científica.
- Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão dos processos histórico-geográficos e da produção tecnológica.
- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões, enfrentar situações-problema e construir argumentação consistente.
- Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
PROJETO I EDUCA EJORB | |||
RESPONSAVÉIS | MÊS DE EXECUÇÃO | OBJETIVO | TURMAS |
Coordenação de Ensino/Pedagógica | ago/dez | Contribuir com a comunidade sobre orientações básicas como materiais recicláveis, uso consciente da água e energia, meio ambiente e à atuação cidadã do alunado na sociedade | 1º/ 2º/3º anos Manhã/Tarde |
PROJETO POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA | |||
PROFESSORES RESPONSAVÉIS | MÊS DE EXECUÇÃO | OBJETIVO | TURMAS |
Ticiana do Rêgo Costa (Física) Francicléia Barroso (Física) Liliane Vitorino (Geografia) Marjorie Graumam (Biologia) | set/nov | Informação e Reeducação da comunidade quanto ao uso racional de energia elétrica em casa, no trabalho, na escola e demais locais | 3ºs anos Manhã/Tarde |
PROJETO LIXO: UMA VISÃO SÓCIO-ECONÔMICA-AMBIENTAL | |||
PROFESSORES RESPONSAVÉIS | MÊS DE EXECUÇÃO | OBJETIVO | TURMAS |
Guaracy Barbosa Maia (Química) Francicléia Barroso (Física) Joana Costa (Geografia) Marjorie Graumam (Biologia) Francisco Erisvânio (Matemática) | out/dez | Formação de valores éticos ambientais, quanto ao lixo que a escola e a comunidade produzem | 1º/ 2º/3º anos Manhã/Tarde |
PROJETO REAPROVEITAR PARA NÃO DISPERDIÇAR | |||
PROFESSORES RESPONSAVÉIS | MÊS DE EXECUÇÃO | OBJETIVO | TURMAS |
Marnio Vieira de Araújo (Biologia) Edmar Alves da Cruz (Geografia) Sirlene Pereira Luz (Espanhol) | out/dez | Informação sobre o reaproveitamento de alimentos | 3ºs anos Tarde |
*O detalhamento constará em cada projeto, conforme anexos
RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
Os recursos materiais necessários para a execução do PROJETO I EDUCA EJORB estão contemplados no Projeto de Apoio Pedagógico da Escola – PAP EJORB 2010, através da ação da Secretaria de Educação Básica com o Programa Ensino Médio Inovador - EMI, custeado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Ø Matrizes Educacionais propostas pelo MEC
Ø Programa Ensino Médio Inovador – EMI
Ø Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
Ø LUCKESI, Cipriano. Formação do educador sob a ótica transdisciplinar. Revista ABC Educativo, v. 04, nº 29, nov/2003.
Ø SASTRE, G.; MORENO, M. Resolução de conflitos e aprendizagem Emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2002, p. 50 -56.
PROJETO POUPANDO ENERGIA | |||
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
|
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB |
ANEXO 1.1
PROJETO POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB
Rua Rio Grande do Sul, 2570 - Bairro Aeroporto Velho – Rio Branco - Acre
CEP: 69903-420
Fone: (68) 3225-4975
e-mail: joseribamarejorb@bol.com.br
e-mail: jansileiacsilva@bol.com.br (Gestora)
blog: .www.ejorbacre.blogspot.com.br
APRESENTAÇÃO
O PROJETO POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA tem a função de sensibilizar os alunos da EJORB e a comunidade em geral para uma reeducação quanto ao uso excessivo de energia elétrica em casa, no trabalho e demais localidades. Para tanto, se faz necessário à inserção da escola dentro da comunidade, para que assim possa haver uma informação mais eficaz no que diz respeito ao uso de energia elétrica. Os alunos de 3º anos da Escola Estadual de Ensino Médio José Ribamar Batista, professores de Física, Geografia e Biologia estarão realizando esse projeto nos turnos da manhã e tarde, abrangendo as escolas vizinhas e comunidade. |
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PROJETO: POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA Público alvo: alunos dos 3ºs anos da EJORB, turnos manhã e tarde Coordenação geral do projeto: Maria de Fátima Suzuk Aguiar (Coordenadora Pedagógica) Coordenadores apoiadores: Irlanda Souza Oliveira Bessa (Coordenadora de Ensino) Maria Ana da Silva Morais (Coordenadora Pedagógica) Vanusa Cristina Moncada (Coordenadora Pedagógica) Revisão geral e diagramação: Jansiléia Costa da Silva (Gestora) Professores articuladores: Ticiana do Rêgo Costa (Física) Francicléia da Silva Castro Barroso (Física) Liliane Vitorino de Queiroz (Geografia) Marjorie Scramin Graumam (Biologia) Áreas trabalhadas: Ciências Naturais e Ciências Humanas Número de Alunos envolvidos: 260 Período de execução: setembro a novembro/2010 Parcerias: ELETRONORTE, SESC E SENAI |
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos a vivência de situações concretas e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nos vários momentos de aprendizagem ocorridos no decorrer deste projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aplicar o princípio da conservação de energia mecânica em situações do cotidiano.
- Exercitar a oralidade e a escrita.
- Desenvolver consciência cidadã através da participação ativa na comunidade.
- Conscientizar a todos os envolvidos da responsabilidade para o uso racional de energia elétrica, contribuindo assim com o meio ambiente.
JUSTIFICATIVA
O PROJETO POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA é parte integrante do I EDUCA EJORB realizado pela escola. Tem como objetivo principal colaborar com a comunidade, com ações informativas e educativas, bem como proporcionar aos alunos o exercício da cidadania. Com esta ação estaremos cumprindo nosso papel social, ao mesmo tempo em que a aprendizagem será significativa para o aluno que vivenciará todas as etapas do assunto em tela, sendo-lhe proporcionado ‘...vários recursos cognitivos complementares, entre os quais estão os conhecimentos’, desenvolvidos na escola e em outras situações de aprendizagem, que serão a base para compreensão e intervenção consciente junto a comunidade (PERRENOUD, l999).
METODOLOGIA
Para realização do PROJETO POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA os alunos receberão orientações em sala de aula, participarão de mini-oficinas sobre o assunto oferecidas pelo SENAI, estarão visitando uma feira no SESC, haverá também palestra a cargo da ELETRONORTE. Sob a orientação dos professores será elaborado folder informativo para distribuição a comunidade, durante a visitação informativa.
ESTRATÉGIAS
- Realizar parcerias com instituições que desenvolvem trabalhos compatíveis com a proposta do projeto.
- Mobilizar os alunos da importância de sua participação neste projeto, através de palestras e visitas a feiras de ciências.
- Sensibilizá-los da importância do exercício de cidadania, junto à comunidade.
DISCIPLINAS/CONTEÚDOS
DISCIPLINA ENVOLVIDA | CONTEÚDO TRABALHADO |
FÍSICA | Corrente Elétrica Tensão Elétrica Resistores e Lei De OHM Associação De Resistores I, II e III Geradores Elétricos Circuitos Elétricos com Geradores |
GEOGRAFIA | Fontes de Energia Alternativa Hidrografia na Geração de Energia Gráficos sobre o Consumo de Energia no Brasil |
BIOLOGIA | Cadeia Alimentar O Fluxo de Energia e de Matéria no Ecossistema |
COMPETÊNCIAS
- Compreender e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, em sua dimensão sócio-cultural, como elemento de interpretação e intervenção solidária na realidade.
- Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos adquiridos em situações concretas, para construir argumentação consistente.
- Analisar as implicações sociais, econômicas e ambientais do alto consumo de energia elétrica apresentando intervenção na realidade.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
MÊS | AÇÃO |
SETEMBRO | v Elaboração do PROJETO POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA. v Escolha do slogan do projeto. v Definição e distribuição de atribuições entre os participantes. |
OUTUBRO | v Participação dos Professores Coordenadores e alunos no Encontro “Ciência do Cotidiano” realizado pelo SESC. v Participação dos Professores Coordenadores e alunos no “SENAI CASA ABERTA – sua porta de entrada para o conhecimento”. v Realização de Palestra Poupando Energia Elétrica para os alunos, em parceria com a ELETRONORTE; (Lançamento oficial do projeto a comunidade escolar. Manhã e Tarde) v Participação de professores participantes e alunos em mini-oficinas no SENAI. |
NOVEMBRO | v Confecção de camisetas e folderes. v Visitação informativa dos alunos às Escolas Serafim da Silva Salgado e Centro Estadual de Surdos. v Visitação informativa aos bairros Aeroporto Velho, Palheiral e Bahia. v Palestra Aberta a comunidade e alunos. v Exposição no mural da escola do registro fotográfico do projeto. v Encerramento com apresentação dos resultados do Projeto, com a participação dos alunos do PIBID. v Divulgação do projeto no blog da escola. v Exposição no mural da escola do registro fotográfico do projeto. |
RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
Os recursos materiais necessários para a execução do PROJETO POUPANDO ENERGIA ELÉTRICA estão contemplados no Projeto de Apoio Pedagógico da Escola – PAP EJORB 2010, através da ação da Secretaria de Educação Básica com o Programa Ensino Médio Inovador - EMI, custeado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Ø Matrizes Educacionais propostas pelo MEC
Ø Programa Ensino Médio Inovador – EMI
Ø Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
Ø PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PROJETO LIXO:UMA VISÃO SOCIO ECONOMICA AMBIENTAL
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
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ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB |
ANEXO 1.2
PROJETO LIXO: UMA VISÃO SÓCIO ECONÔMICA AMBIENTAL
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB
Rua Rio Grande do Sul, 2570 - Bairro Aeroporto Velho – Rio Branco - Acre
CEP: 69903-420
Fone: (68) 3225-4975
e-mail: joseribamarejorb@bol.com.br
e-mail: jansileiacsilva@bol.com.br (Gestora)
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APRESENTAÇÃO
Ninguém pode negar que o mundo vem passando por transformações incríveis. A virada do novo século promete muitas novidades com relação ao gerenciamento ambiental, principalmente do lixo, onde os espaços físicos estão ficando cada vez mais escassos para a sua disposição, (GRIPPI, 2001).
A palavra lixo na linguagem popular é definida como sujeira, imundície, sem valor. Na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e compreende os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Normalmente, apresentam-se sob estado sólido, semi-sólido ou semi-líquido (com conteúdo líquido insuficiente para que este líquido possa fluir livremente), (CALDERONI, 1997).
Os diferentes tipos de lixo se classificam de acordo com a sua origem: dos espaços públicos; dos estabelecimentos comerciais; das casas; das fábricas; dos hospitais, farmácias e casas de saúde e resíduos de limpezas gerais (pós, cinzas etc.), e outros materiais que não entram em contato direto com pacientes ou com resíduos sépticos anteriormente descritos, são considerados domiciliares (GRIPPI, 2001).
Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.
Muitas atividades humanas produzem resíduos sólidos, conhecidos por lixo, tidos como: inúteis ou indesejáveis, quase sempre lançados a céu aberto, tornando-se séria questão ambiental e sanitária. Processos de seleção, reciclagem e devido tratamento desses materiais podem minimizar o problema trazendo, inclusive vantagem de ordem econômica, com geração de emprego e renda (GEWANDSZNAJDER, 2001).
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PROJETO LIXO: UMA VISÃO SÓCIO ECONÔMICA AMBIENTAL Público alvo: alunos da EJORB e bairros adjacentes Coordenação geral do projeto: Maria de Fátima Suzuk Aguiar (Coordenadora Pedagógica) Revisão geral e diagramação: Jansiléia Costa da Silva (Gestora) Professor articulador: GUARACY BARBOSA DOS SANTOS MAIA (Química) Professores envolvidos: Francicléia da Silva Castro Barroso (Física) Joana Auxiliadora Campos da Costa (Geografia) Marjorie Scramin Graumam (Biologia) Francisco Erisvânio de Lima (Matemática) Áreas trabalhadas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática Alunos participantes: 1ºs. 2ºs e 3º anos (manhã/tarde) Período de execução: outubro a dezembro/2010 |
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos da EJORB e a comunidade o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, no que diz respeito à seletividade criando uma postura de reeducação ambiental através de sua conscientização, o que proporcionará um melhor caminho e disposição do lixo que produzimos, além da formação de valores éticos e ambientais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar os alunos da escola EJORB e a comunidade quanto às questões ambientais, principalmente naqueles que a desrespeitam.
- Despertar nos alunos e na comunidade valores éticos importantes na formação da cidadania, como o amor pela natureza e a sua importância.
- Dar aos alunos e a comunidade critérios e parâmetros éticos que contribuem para uma consciência ecológica mais integradora e condizente com a situação social em que vivem, e quanto devemos nos organizar quanto ao que produzimos de lixo.
- Ampliar o nível do conhecimento sobre os problemas ambientais locais, regionais e nacionais apresentando alternativas e soluções para a problemática.
- Organizar aulas de campo de educação ambiental demonstrando o equilíbrio que a natureza mantém.
- Organizar aulas programadas focadas em soluções de problemas pertinentes a produção de lixo e que alternativas devemos tomar para melhor equilibrar o meio ambiente e a natureza.
JUSTIFICATIVA
O volume médio de produção de lixo, resíduos sólidos, por habitante de Rio Branco fica em torno de 500 a 1000 gramas de lixo, (UTRE, 2010).
A Escola de Ensino Médio José Ribamar Batista - EJORB sendo um espaço social e local onde o aluno construirá uma relação do seu processo de socialização, estará desenvolvendo comportamentos ambientais corretos aprendidos na prática, no cotidiano escolar, contribuindo assim, para a formação de cidadãos responsáveis.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, o PROJETO LIXO: UMA VISÃO SÓCIO ECONÔMICA AMBIENTAL ajudará os alunos a perceberem a correlação dos fatos e a terem uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Assim a escola realizará junto com a comunidade uma parceria em que o nosso resíduo será tratado e condicionado devidamente e dispostos de forma adequada em acordo com sua classificação.
Este projeto tem como finalidade educar os alunos e a comunidade de como devemos preservar a natureza e o meio ambiente escolar e comunitário quanto ao lixo que produzimos, tendo em vista a importância da qualidade de vida de todos.
Entendendo a escola como um lugar onde se dá parte do processo de socialização, o que nela se faz, se diz e se valoriza, significa para os alunos, um exemplo daquilo que a sociedade quer e aprova, ela passa a ser um dos instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola. O envolvimento e a participação coletiva dos indivíduos na busca de soluções para diversos problemas ambientais com os quais nos deparamos, é um dos aspectos fundamentais dos trabalhos educativos, assim, se constitui uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à participação política, social , ambiental no processo de construção da cidadania.
Desta forma o projeto pretende orientar e florescer nos alunos e na comunidade a importância do meio ambiente em que vive, conscientizando-os de que este é essencial para sua qualidade de vida hoje e amanhã.
METODOLOGIA
O trabalho será realizado na EJORB e na comunidade adjacente onde serão realizadas atividades como:
- Visitas a parque municipais (trilhas ecológicas), nas proximidades da escola.
- Palestras e seminários voltados para os vários temas relacionados ao meio ambiente, ao lixo e a sua disposição.
- Construção de mecanismos (recipientes) de coleta seletiva na escola.
- Tabulação e análise dos dados.
- Registro e exposição fotográfica das atividades.
ESTRATÉGIAS
- Estimular os alunos através da realização de atividades extra classe.
- Sensibilizar sobre o tema, com vídeos e visitas aos bairros selecionados para a execução do projeto.
DISCIPLINAS/CONTEÚDOS
DISCIPLINA ENVOLVIDA | CONTEÚDO TRABALHADO |
QUÍMICA | Funções Orgânicas – 1º ano Sais Óxidos Ácidos Bases Cálculo estequiométrico - 2º ano Cinética Química Estudo dos Gases Química Orgânica- Funções Orgânicas - 3ª ano Hidrocarbonetos Funções oxigenadas Funções nitrogenadas |
FÍSICA | Fontes de Energia – 2º ano Biomassa (Queima de caldeira ou incinerador) Gás Metano Termologia |
GEOGRAFIA | Uma visão econômica do lixo e sua aplicação como elemento de reciclagem – 2º ano A produção no mundo, Brasil e Estado do Acre dos vários tipos de resíduos |
BIOLOGIA | Meio anaeróbico e aeróbio de decomposição do lixo – 1º ao 3º ano Compostagem |
MATEMÁTICA | Análise de dados – 1º ao 3º ano Funções |
COMPETÊNCIAS
- Construir argumentação consistente, através da relação entre as diferentes formas de representação, conhecimentos em sala e experiências vivenciadas em situações concretas.
- Elaborar proposta de intervenção solidária a partir dos conhecimentos desenvolvidos na escola.
- Fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
AÇÕES | OUT | NOV | DEZ |
Mobilização dos alunos | x | ||
Palestra sobre resíduos, Instituto do Meio Ambiente do Acre – IMAC | x | ||
Mesa redonda para exposição das ações | x | ||
Trabalho de campo para levantamento de dados | x | x | |
Visita a Unidade de Tratamento de Resíduos – UTRE RB | x | ||
Tratamento dos dados | x | x | |
Elaboração de folder informativo | x | ||
Apresentação dos resultados a comunidade | x |
RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
Os recursos materiais necessários para a execução do PROJETO LIXO: UMA VISÃO SÓCIO ECONÔMICA AMBIENTAL estão contemplados no Projeto de Apoio Pedagógico da Escola – PAP EJORB 2010, através da ação da Secretaria de Educação Básica com o Programa Ensino Médio Inovador - EMI, custeado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Ø Matrizes Educacionais propostas pelo MEC
Ø Programa Ensino Médio Inovador – EMI
Ø Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
Ø CALDERONI, S. Os Bilhões Perdidos no Lixo. São Paulo – Humanistas Editora/FFLCH/USP, 1997.
Ø GEWANDSZNAJDER, F. Ciências: O Planeta Terra, Editora Ática – São Paulo –2001.
Ø GRIPPI, S. Lixo Reciclável e sua história: Guia para as Prefeituras Brasileiras –Interciência, Rio de Janeiro – 2001.
Ø Lixo e Cidadania, Nova Ordem no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Rio Branco, Rio Branco, 1996.
Ø Revista – Informe Agropecuário – Aproveitamento dos Resíduos sólidos -Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais v. 26 – n. 224 – 2005.
PROJETO REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
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ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB |
ANEXO 1.3
PROJETO
REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR
O segredo de uma boa alimentação está ao nosso alcance. Para chegar lá é preciso só ter a vontade de chegar lá e mudar, para podermos garantir uma boa saúde e uma vida plena. (Gerbardinger)
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ RIBAMAR BATISTA - EJORB
Rua Rio Grande do Sul, 2570 - Bairro Aeroporto Velho – Rio Branco - Acre
CEP: 69903-420
Fone: (68) 3225-4975
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APRESENTAÇÃO
O PROJETO REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR tem como compromisso a conscientização da utilização racional dos alimentos, de forma a combater o desperdício através de receitas simples e nutritivas, reutilizando e reaproveitando as sobras e tudo aquilo que empiricamente é considerado descartável. Para realizá-lo os alunos estarão recebendo todas as orientações em sala de aula e em palestras realizadas, sendo ressaltados a importância e valor nutricional, curiosidades e regiões onde são produzidos. Esta ação visa contribuir com orientações que possam mudar atitudes cotidianas, elevando a qualidade nutricional da alimentação e colaborando também para a redução de lixo orgânico da comunidade. |
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PROJETO: REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR Público alvo: alunos da EJORB e bairros adjacentes Coordenação geral do projeto: Maria de Fátima Suzuk Aguiar (Coordenadora Pedagógica) Coordenadores apoiadores: Irlanda Souza Oliveira Bessa (Coordenadora de Ensino) Maria Ana da Silva Morais (Coordenadora Pedagógica) Vanusa Cristina Moncada (Coordenadora Pedagógica) Revisão geral e diagramação: Jansiléia Costa da Silva (Gestora) Professor articulador: MarnioVieira de Araújo (Biologia) Professores envolvidos: Edmar Alves da Cruz (Geografia) Sirlene Pereira Luz (Espanhol) Alunos participantes: 120 (3ºs anos – Tarde) Período de execução: outubro a dezembro/2010 Parceria: SESI/AC, Programa Cozinha Brasil |
OBJETIVO GERAL
Orientar sobre o aproveitamento de alimentos, através de receitas simples e nutritivas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar alunos da EJORB e comunidade para reduzir o desperdício de alimentos.
- Conhecer e compreender como os alimentos podem ser melhor aproveitados pelas pessoas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e diminuir o impacto gerado ao meio ambiente.
- Informar a comunidade escolar e adjacente o valor nutricional do que é considerado pela maioria da população como descartável.
JUSTIFICATIVA
A palavra fome em nossa língua pode ser usada para uma enorme variedade de situações, desde a mais simples e fisiológica de estar com vontade de comer, até a situação extrema da fome epidêmica, ligada à pobreza e à exclusão social, sendo essa, uma das formas mais brutais de violência contra o ser humano. Isso nos leva à necessidade de conhecer como podemos minimizar esse impacto brutal em nossa sociedade, procurando levar meios que permitam demonstrar como os alimentos podem ser mais bem aproveitados e não desperdiçados no meio ambiente, isso possibilitará uma redução na produção de lixo orgânico e contribuirá para diminuir o alto índice desnutrição, como vemos na informação a seguir, baseada em dados recentes publicados pelo IBGE:
- Cerca de 14 milhões de brasileiros passam fome.
- 72 milhões de brasileiros se apresentam em condições de insegurança alimentar.
- Entre os que mais sofrem com a fome estão os negros, crianças e moradores das regiões Norte e Nordeste do país.
- Mais de 53% da população nordestina sofre com a restrição alimentar.
- Cerca de 852 milhões de pessoas passam fome em todo mundo. Destas, 639 milhões vivem em zonas rurais e dependem da agricultura para sobreviver.
O Desperdício no Brasil
Ao mesmo tempo em que vemos no Brasil pessoas passando fome, convivemos também com o desperdício de alimentos. Esse desperdício ocorre na colheita, no transporte e na comercialização dos produtos, nos restaurantes e até dentro de casa.
A fim de evitar o desperdício, cada vez mais pessoas, preocupadas com essa causa, vem praticando ações de colaboração e solidariedade, através da doação de alimentos.
Existem programas de Bancos de Alimentos que pegam “sobras” em feiras e depósitos e redistribuem para segmentos da sociedade que têm menores condições de acesso a alimentos.
“Podemos organizar e apoiar, no nosso município, meios de comercialização ou maneiras de incentivo a economia solidária, organizando e apoiando lugares de comercialização da produção local de vegetais, cereais, frutas, peixes, leite, ovos, carnes e seus derivados.” (MMA)
O Brasil é um país de contrastes: é o 4º produtor mundial de alimentos, mas ocupa o 6º no mundo em subnutrição, perdendo apenas para a Índia, Bangladesh, Paquistão, Filipinas e Indonésia; é o 8º país nos indicadores econômicos e o 52º nos sociais, o que demonstra o desequilíbrio que existe entre o seu potencial econômico e a qualidade de vida da população.
Nos dias de hoje, 30% da população é mal nutrida, 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total dos trabalhadores rurais são sem-terra.
Existe ainda o problema crescente de concentração da produção agrícola, ou seja, um pequeno grupo de agricultores latifundiários, ou agroindústrias, produzem a maior parte dos alimentos, sendo ela voltada unicamente para a exportação. Isso determina que o pequeno produtor, tradicionalmente voltado para produtos de consumo interno, seja expulso de suas terras, aumentando as migrações, os conflitos de terra e o aumento da fome, uma vez que o pequeno agricultor expropriado perde em muito seu poder de compra.
Com toda essa problemática, todos sofrem conseqüências sérias, principalmente as crianças e jovens. Nas escolas públicas de ensino fundamental são notórias as conseqüências geradas pela subnutrição e desnutrição. Esses alunos são apáticos, têm grandes dificuldades de aprendizagem, são lentas e muitas vão para a escola para ter direito à merenda escolar, talvez sua única alimentação diária. Se bem que ela não consegue nutrir todas as suas necessidades, ao menos as minimiza.
Apesar das diversas explicações e teorias que pretendem explicar esse problema, as verdadeiras causas da fome, ou melhor, o conjunto de causas não surge nelas ou delas são escamoteadas. E ainda há pessoas que acreditam nelas.
Considerando-se apenas os aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais, a verdadeira explicação para a fome está em vários fatores:
• a grande diferença de renda e seu contraste: poucos ganham muito e muitos, pouco;
• o sub-aproveitamento do espaço rural por atividades agropastoris, enquanto milhões de pessoas não possuem terra para cultivar;
• a utilização da terra para uma agricultura comercial de exportação, em detrimento da agricultura voltada para o mercado interno;
• a injusta e antidemocrática estrutura fundiária, marcada na concentração de grandes latifúndios nas mãos de poucos;
• o difícil acesso aos meios de produção pelos pequenos produtores rurais e população em geral;
• a invasão do campo pelo capitalismo selvagem;
• a influência das transnacionais de alimentos na produção agrícola e nos hábitos alimentares da população;
• a utilização do agropoder ou da "diplomacia de alimentos" como arma nas relações entre os países;
• a canalização de grandes recursos financeiros para a produção de material bélico e que poderiam ser mais bem utilizados na produção de alimentos;
• o grande consumo de cereais (60,6%) na alimentação animal dos países desenvolvidos, em contraposição à falta de alimentos nos países subdesenvolvidos;
• a relação entre as dívidas externas do terceiro mundo e a deterioração cada vez mais elevada de seu nível alimentar;
• a relação entre a cultura e a alimentação;
• a falta de uma política agrária que leve o homem do campo a lá permanecer e produzir;
• a falta de informação à população de como usar os alimentos por completo, usando-os na alimentação diária, em sucos, chás e adubação orgânica.
METODOLOGIA
Para realização do PROJETO REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR serão realizadas atividades em sala de aula, palestras, debates, pesquisas para aprofundamento da questão fome, além de levantamento de receitas na família e na comunidade adjacente, no que se refere ao uso de sobras alimentícias.
Trabalharemos conjuntamente com parceiros como o SESI que desenvolverá a parte prática do reaproveitamento dos alimentos, naquilo que, por alguns, é considerado inútil para o consumo humano, mas que pode se tornar útil para a nossa nutrição.
.
ESTRATÉGIAS
- Sensibilizar os alunos, através de vídeos, sobre o problema da fome no mundo.
- Conscientizá-los sobre o alto índice de desperdício de alimentos.
- Informar a comunidade da importância do reaproveitamento de alimentos.
- Valorizar a alimentação simples e nutritiva.
- Estabelecer parceria com SESI/AC, oferecendo à comunidade escolar e em geral o Programa Cozinha Brasil.
DISCIPLINAS/CONTEÚDOS
DISCIPLINA ENVOLVIDA | CONTEÚDO TRABALHADO |
BIOLOGIA | Ecologia Nível de tráfico Cadeia alimentar Pirâmide alimentar |
GEOGRAFIA | Regionalização das frutas |
ESPANHOL | Alimentação e saúde |
COMPETÊNCIAS
- Utilizar os conhecimentos adquiridos na escola, para elaboração de proposta de intervenção na comunidade.
- Fazer um paralelo entre as diferentes formas de informação e situações concretas vividas, para construção de argumentação consistente.
- Desenvolver a capacidade de comunicação.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
AÇÕES | OUT | NOV | DEZ |
1. Mobilização dos alunos para a importância de realização do PROJETO REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR para a comunidade. | X | ||
2. Estabelecer as ações a serem desenvolvidas na escola e na comunidade | X | ||
3. Realização de debate partindo do texto | X | ||
4. Apresentação do vídeo Fome e Miséria e Ilha das Flores | X | ||
5. Levantamento de receitas de família para divulgação na comunidade | X | X | |
6. Realização de oficina em parceria com o SESI, Programa Cozinha Brasil | X | ||
7. Elaboração de folder com receitas para postagem no blog da escola e divulgação na comunidade | X | X | |
8. Apresentação de relatório final do projeto | X |
RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS
Os recursos materiais necessários para a execução do PROJETO REAPROVEITAR PARA NÃO DESPERDIÇAR estão contemplados no Projeto de Apoio Pedagógico da Escola – PAP EJORB 2010, através da ação da Secretaria de Educação Básica com o Programa Ensino Médio Inovador - EMI, custeado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- Matrizes Educacionais propostas pelo MEC
- Programa Ensino Médio Inovador – EMI
- Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
- G:\fome e desperdício 3.htm - Driblando a lei
- G:\fome e desperdício 2.htm - Ações de combate
- G:\DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.mht
- G:\Cidade - Reaproveitar alimentos é saída para fome - Diário do Nordeste.mht
- www.ctaa.embrapa.br - Banco de Alimentos
Muito boa essa sequencia didática quem se interdisciplinar. Vai ajudar muito a quem se interessar
ResponderExcluirComo faz a matricula
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